Rua Martins Barata, 5 E | 1400-247 Lisbon - Portugal
(+351) 213 039 020
info@hidrion.pt

O ABC da Piscina – 3 Pontos Críticos: Filtração, Desinfecção e Manutenção

Que sorte poder tomar banho numa água limpa, cristalina e saudável.

Para que isto seja possível precisamos de fazer um mínimo de manutenção. Diariamente temos contaminações da piscina de diversas origens : poluição dos vegetais, insectos, os banhistas…

Precisamos então de:

  • uma boa filtração,
  • de um bom tratamento químico,
  • e de manutenção

Todos estes processos estão interligados e dependentes uns dos outros.

O tratamento de água faz-se através da filtração e a desinfecção.
A filtração é um tratamento físico que elimina no filtro as partículas poluentes, a desinfecção faz-se através do tratamento químico que pode ter diferentes métodos. (cloro, bromo, electrolise sal, UV, Ozono e ionização).

Para além disto, é muito importante manter o chamado equilíbrio químico da água que tem a ver com os níveis de pH, dureza e alcalinidade.

1 – A filtração ou o circuito hidráulico de uma piscina

O que é a filtração ?

É um tratamento mecânico que elimina as partículas (impurezas) poluentes da piscina.

A filtração é um processo essencial no processo global do tratamento de água. Tem cerca de 80% de responsabilidade na qualidade da água, os restantes 20 % têm a ver com o método químico de tratamento.
Está integrada no sistema hidráulico e os restantes componentes são os skimmers, bomba, injectores e ralo de fundo.

Como funciona este circuito hidráulico ?
A água é aspirada pelos skimmers ou tanque compensação  e ralo de fundo através da bomba da piscina. Está água vai passar no filtro onde vão ser retidas as impurezas.  A água depois de filtrada/ limpa volta à piscina através dos injectores. Isto faz com que haja circulação de água.

2 – A desinfecção da água da piscina

O que é a desinfecção ?

É a parte do tratamento químico que complementa o tratamento físico (filtração).
O objectivo é matar todos os micro organismos indesejáveis (muitas vezes patogéneos)  e manter a água equilibrada e saudável para os banhistas.

Os processos de desinfecção ou produtos de tratamento são o cloro, o bromo, o pHMB, oxigénio activo (produtos químicos) e os métodos automáticos são o ozono, electrolise sal, ultravioletas e a ionização. O cloro tradicional é sem dúvida o mais utilizado.

O processo de doseamento dos produtos químicos pode ser manual ou automático através de bombas doseadoras.

É muito importante saber que alguns produtos tem um efeito imediato, mas que não permanecem na água durante muito tempo. Por acção dos raios UV do sol o cloro é degradado muito rapidamente e por isso é preciso adicionar um pouco de ácido cianúrico (estabilizador do cloro)

3 – A Manutenção da água da piscina

A filtração e a desinfecção são etapas essenciais, agora é preciso que a manutenção faça a sua parte, limpando o sistema regularmente.

Será a filtração suficiente para eliminar todas as impurezas da piscina ?

Infelizmente e obviamente que não. É necessário limpar fisicamente o tanque através de um processo de aspiração que pode ser manual ou automático (através de aspirador automático hidráulico ou robot eléctrico).

Toda a carga orgânica (impurezas) que caiem na superfície da água vão acabar por ir para o fundo da piscina de onde têm que ser aspirados o mais rapidamente possível. Quanto mais tempo estiverem no fundo maior é a quantidade de produtos químicos consumidos.

Por isso as coberturas das piscinas tem um grande impacto na poupança de trabalhos de manutenção e no consumo de produtos químicos

Principais etapas de uma manutenção de rotina ?

Semanalmente:

  • Aspire o fundo e as paredes,
  • Escove as paredes quando necessário
  • Limpe a linha de água com produtos próprios
  • Limpe os cestos dos skimmers e do pré filtro da bomba
  • Teste o pH e o desinfectante utilizado (cloro, bromo, cobre)
  • Controlar a pressão do filtro e fazer uma lavagem (no verão semanalmente e no inverno 1 x mês)

Diariamente:

  • Apanhe as folhas  e insectos que caiem no plano de água
  • Verifique o nível de água (deve estar a meio do skimmer)

Se precisar de ajuda na manutenção da sua piscina na zona da grande Lisboa, entre em contacto connosco. Temos uma equipa com mais de 20 anos de experiência preparada para o ajudar e aconselhar.